Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Promotor de Justiça participará de reunião, no Rio de Janeiro, sobre direitos das crianças e adolescentes

    Promotor de Justiça participará de reunião, no Rio de Janeiro, sobre direitos das crianças e adolescentes

    Nos próximos dias 3 e 4 de setembro, o promotor de Justiça Renato Barão Varalda, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Execuções de Medidas Socioeducativas da Infância e da Juventude e coordenador da Comissão Permanente da Infância e Juventude, participará da IV Reunião Ordinária do Grupo Nacional de Direitos Humanos do Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG), do qual faz parte, a ser realizada no Rio de Janeiro.

    Nela serão discutidos temas como a regulamentação das visitas íntimas de adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação, o trabalho infantil desportivo e o tráfico desportivo, a reestruturação das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude, a implantação do SIPIA SINASE e CT e seu funcionamento, em todo o Brasil. Durante a reunião, o Desembargador do TJRS José Antônio Daltoé Cezar fará a exposição sobre implantação, pelo Poder Judiciário, do depoimento especial de crianças vítimas de violência sexual e do modelo escolhido (perícia técnica, sem necessidade de oitiva da vítima e de reprodução em Juízo ou sala especial – depoimento sem dano, em que a vítima é ouvida por uma equipe técnica – Recomendação nº 33 do CNJ).

    Também a procuradora da República Maria Cristina Manella Cordeiro esclarecerá o funcionamento do Projeto MPEDUC e a promotora de Justiça Patrícia Pimentel de Oliveira Ramos apresentará a experiência do Rio de Janeiro para a união da rede no atendimento da vítima de abuso sexual.

    Durante o evento, haverá uma manifestação pública e de repúdio à violência sexual contra crianças e adolescentes para mobilizar a sociedade civil à delação dos crimes previstos nos artigos 217-B, 218-B e 228, do Código Penal. Para reforçar essa ideia, os promotores de Justiça participantes da reunião utilizarão camisas com os dizeres: "Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é Crime Hediondo. Lei 12.978 de 21 de maio de 2014. Denuncie. Disque 100. Faça sua parte".

    Confira aqui a programação completa da reunião.

    Leia mais

    Congresso discute atuação do MP na área da infância e da juventude



    • Publicações5799
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações56
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/promotor-de-justica-participara-de-reuniao-no-rio-de-janeiro-sobre-direitos-das-criancas-e-adolescentes/177072786

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)