Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça acata pedido do MPF/DF e acata denúncia contra Eduardo Cunha e outras cinco pessoas

    Processo envolve desvios na Caixa Econômica Federal e ação deve tramitar juntamente com casos investigados na Operação Greenfield

    A Justiça acatou pedido do Ministério Público Federal (MPF/DF) e aceitou, na tarde desta quarta-feira (26), denúncia contra o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha e outras quatro pessoas (Henrique Eduardo Alves, Lúcio Bolonha Funaro, Alexandre Margotto e Fábio Ferreira Cleto) pelos crimes de corrupção ativa, passiva, lavagem de dinheiro e violação de sigilo funcional. A ação penal é resultado de investigações iniciadas pela Procuradoria Geral da República (PGR), no âmbito da Operação Lava Jato, mas foi remetida à primeira instância após a cassação do mandato de deputado federal Eduardo Cunha, o que levou à perda da prerrogativa de foro de Cunha. De acordo com a denúncia, entre os anos de 2011 e 2015, o ex-parlamentar teve uma atuação de destaque na implantação e no funcionamento de um esquema criminoso relacionado à Caixa Econômica Federal e ao FI-FGTS. Como o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que o caso não envolve a Petrobras, os autos foram encaminhados para Brasília (DF) e não para Curitiba (PR), onde estão concentradas as investigações envolvendo a Estatal.

    A ratificação da denúncia foi feita na última sexta-feira (21) pela unidade do MPF no Distrito Federal. No documento, além manifestar favoravelmente ao recebimento da ação, o MPF registra que o processo apresenta conexão com os fatos apurados na Operação Greenfield e, por isso, solicita que o processo seja considerado correlato com a operação que apura se houve prática de gestão temerária e fraudulenta na administração dos quatro principais fundos de pensão do país: Funcef, Petros, Previ e Postalis. São investimentos cujos indícios apontam para favorecimentos do FI-FGTS, ligado à Caixa Econômica, indicando, de acordo com as investigações preliminares, a existência de irregularidades nos processo decisórios dos investimentos.

    A petição lista casos investigados na Greenfield que, de acordo com o MPF, possui relação com os fatos que levaram à ação penal contra Eduardo Cunha e os demais réus. Destaca ainda que parte dos casos já foi, inclusive, objeto de medidas cautelares como buscas e apreensão, como a que teve como alvo a Vice-presidência de Gestão de Ativos de Terceiros da Caixa Econômica Federal. Outros investimentos, suspeitos, como o Fundo de Investimento Imobiliário Porto Maravilha já é, conforme explicita a petição do MPF, objeto de apuração da equipe interdisciplinar de investigadores da Operação Greenfield.

    Clique aqui para ter acesso à petição que ratificou a denúncia contra os envolvidos.

    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria da República no Distrito Federal
    (61) 3313-5460 / 5459 / 5458
    prdf-ascom@mpf.mp.br
    www.mpf.mp.br/df
    twitter.com/MPF_DF




    • Publicações5799
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações49
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-acata-pedido-do-mpf-df-e-acata-denuncia-contra-eduardo-cunha-e-outras-cinco-pessoas/399251639

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)