Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Preservação ambiental: MPF/DF participa do 1º Encontro sobre Sustentabilidade do Parque Veredinha

    Teatro, oficinas, palestras, plantio de árvores e exposição de artesanatos regionais fizeram parte do evento

    Quem passou pelo Parque Veredinha, em Brazlândia (DF), na última sexta-feira, 4 de novembro, pôde participar do 1º Encontro sobre Sustentabilidade. O evento, realizado pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) em parceria com instituições da rede social da cidade, teve o objetivo de promover a conscientização sobre a preservação da Bacia do Descoberto por meio da arte, cultura e lazer. Representando o Ministério Público Federal, a procuradora da República Carolina Martins Miranda, titular do Ofício de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico e Cultural compareceu ao evento.

    A iniciativa faz parte da programação da Semana da Bacia do Descoberto, que é realizada anualmente entre os dias 3 e 9 de novembro. A data foi instituída pela Lei nº 5.337, de 7 de maio de 2014. Durante o evento, o coordenador do projeto Preserva Brazlândia, promotor de Justiça Dênio Augusto Moura, destacou a importância da Bacia do Descoberto para a população do Distrito Federal. “Brazlândia é a caixa d'água do DF, sendo responsável por quase 70% da água consumida em todo do DF, por isso, esse manancial deve ser protegido”, enfatizou.

    Além dos moradores da região, participaram da festividade os alunos dos Centros de Ensino Fundamental 1, 2 e 3 da cidade, além do Centro Educacional 2 e da Escola Classe 7. De acordo com o promotor de Justiça, os estudantes foram convidados porque as crianças são a geração do futuro. “É importante ensinar desde cedo a noção de preservação ambiental. As crianças são importantes agentes multiplicadores da causa ambiental”, afirmou Moura.

    Para o coordenador da Promotoria de Justiça de Brazlândia, promotor Paulo Vinícius Quintela, o encontro foi uma oportunidade de unir órgãos públicos e sociedade na luta pelo meio ambiente. “O Estado não pode estar em todos os lugares, por isso, é importante que a comunidade colabore na preservação”, explicou.

    Atividades - O representante do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Luiz Felipe, falou sobre unidades de conservação. “O Veredinha é um parque muito importante, mas pouco conhecido. Esse evento tem o objetivo de divulgá-lo e de promover a articulação entre entes públicos e comunidade na proteção ao meio ambiente”, comentou.

    De forma lúdica, as crianças aprenderam um pouco mais sobre conservação ambiental com a peça “Lobo Guará contra o mosquito da Dengue”, do Programa de Educação Ambiental Lobo Guará, da Polícia Militar, e com a contação de histórias das integrantes da Rede Agroecológica do Planalto Central, Teresa Cristina Corrêa e Aldanei de Andrade. “Falar sobre o meio ambiente brincando desperta as crianças para a importância de ser humano. O primeiro passo para recuperar o planeta é recuperar o ser humano”, explicou Corrêa.

    Os alunos também participaram de uma dinâmica. Tiveram de responder qual o mundo que gostariam de encontrar quando crescessem. As respostas, escritas em pequenos papéis, foram colocadas na árvore dos desejos. Nayara Jesus, de 10 anos, escreveu que “gostaria de ter mais árvores porque elas são importantes para o nosso oxigênio”. Maria Eduarda Alves, de 11 anos, disse que gostou muito desse dia no parque. “Aprendi que não devemos jogar lixo no chão, a importância das árvores e da água”, contou.

    Para a professora Lucilene Pires, esse dia ficará marcado na memória das crianças. “Muitas vivem aqui e não conhecem esse parque. Hoje em dia, não existe o contato com a natureza. Esse evento resgata o sentimento de vínculo com o meio ambiente que está perdido diante da tecnologia”, destacou.

    Também foram realizadas apresentação de balé, percussão e break dos alunos do Polo de Arte e Cultura de Brazlândia, oficinas de papel reciclado, garrafa pet, palestra sobre alimentação saudável e plantio de árvores. Além de exposição de produtos e artesanatos regionais.

    Estiveram presentes o administrador de Brazlândia, Devanir Gonçalves de Oliveira; as promotoras de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística Neurimar Patrícia e Marilda Fontinele; procuradora de República Carolina de Oliveira; a presidente da Agência de Fiscalização do DF, Bruna Pinheiro; o coordenador Regional de Ensino de Brazlândia, Janduy Procópio; e representantes da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap); da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento (Adasa); da Companhia de Energia Elétrica de Brasília (CEB); da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb); da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBIO); da Superintendência do Patrimônio da União (SPU); da Superintendência Regional do Incra DF; do Corpo de Bombeiros do DF (CBMDF); da Polícia Militar do DF (PMDF) e da Secretaria de Agricultura.

    *Fonte: Secretaria de Comunicação MPDFT

    • Publicações5799
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/preservacao-ambiental-mpf-df-participa-do-1o-encontro-sobre-sustentabilidade-do-parque-veredinha/406187848

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)