Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPDFT denuncia vendedora por crime de injúria racial

    MPDFT denuncia vendedora por crime de injúria racial

    O Núcleo de Enfrentamento à Discriminação (NED) do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) denunciou, na última sexta-feira, dia 20, uma mulher pelo crime de injúria racial contra o funcionário de uma empresa de ônibus. O crime aconteceu no dia 29 de abril de 2012, na rodoviária do Plano Piloto.

    Segundo a denúncia, a acusada, não sabendo qual ônibus pegar, dirigiu-se à vítima, um fiscal de despache de frota, para pedir informações. Apesar de a vítima tê-la orientado, a acusada equivocou-se ao embarcar em um ônibus de outra linha. Ela voltou ao local onde estava o fiscal e dirigiu-se a ele com as seguintes expressões: "Como é que eles colocam para trabalhar aqui uma pessoa que não tem a capacidade de atender os clientes, ainda mais uma pessoa de cor negra". E acrescentou: "isso só pode ser coisa de preto mesmo, olha a minha cor e olha a sua, você não deveria nem estar aqui". Duas testemunhas presenciaram o ocorrido.

    Com o oferecimento da denúncia, o MPDFT apresentou proposta de acordo processual para recebimento imediato de pena. Em razão de não haver ação penal em curso ou condenação da acusada pela prática de outro crime, o Ministério Público propôs a suspensão condicional do processo, pelo prazo de dois anos. Nesse caso, a acusada deverá pagar indenização à vítima, prestar serviços à comunidade e participar de curso de conscientização sobre a igualdade racial, ministrado pela Universidade de Brasília (UnB).

    Processo: 2012.01.1.086399-6

    Saiba mais

    Clique aqui para conhecer a diferença entre os crimes de injúria racial e racismo.

    • Publicações5799
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações113
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpdft-denuncia-vendedora-por-crime-de-injuria-racial/177072865

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)