Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/DF e PF deflagram Operação Havana para apurar desvios no programa Bolsa Atleta

    Ex-servidor contratado do Ministério dos Esportes e outras nove pessoas são suspeitos de atuar em esquema que envolve crime de peculato e lavagem de dinheiro

    O Ministério Público Federal (MPF/DF) e a Polícia Federal (PF) deflagraram, na manhã desta sexta-feira (18), a Operação Havana. Ao todo, são 15 mandados, sendo dez de condução coercitiva e cinco de busca de apreensão. O objetivo dos investigadores é reunir provas da prática dos crimes de peculato e lavagem de dinheiro no âmbito do Ministério de Esportes. A suspeita é de que de R$ 850 mil tenham sido desviados do Programa Bolsa Atleta em 2012, por um terceirizado do Ministério que, à época dos fatos, atuava na coordenação do programa. O esquema envolvia ainda o repasse do dinheiro ilícito a terceiros que atuavam como laranjas para viabilizar a lavavam dos recursos. As medidas foram autorizadas pela 10º Vara da Justiça Federal, em Brasília, e incluem o pedido de sequestro de bens, como forma de assegurar a reparação dos danos causados aos cofres públicos.

    Nos pedidos encaminhados à Justiça, o procurador da República Ivan Cláudio Marx, -que conduz as investigações no MPF- explica que a fraude foi descoberta ainda em 2012, em consequência de uma demanda da Controladoria Geral da União (CGU). Ao comparar a lista de pessoas incluídas no sistema do bolsa atleta com a relação de pagamentos enviada à Caixa Econômica Federal (CEF), o Ministério descobriu que havia 25 atletas “fantasmas”. Pessoas que recebiam o auxílio mesmo não sendo cadastradas no programa. Com as investigações, foi possível constatar que os valores referentes a esses supostos beneficiados estavam sendo depositados em seis contas. O titular de uma delas era o próprio coordenador do Bolsa Atleta. Outra, tinha como titular a sua irmã. Também ficou comprovado que, por atuar na coordenação do programa, o ex-servidor conseguia modificar os arquivos de ordens bancárias que o Ministério enviava à CEF.

    Atualmente, o caso é investigado por meio de um inquérito policial, que já chegou a outros indícios dos crimes. Além da constatação do desvio por meio de depósitos bancários, pesa contra os envolvidos, o fato de, após ter pedido para sair do Ministério dos Esportes, o ex-coordenador ter passado a ser sócio de um bar na capital. A suspeita é a de que a participação dele no empreendimento foi viabilizada pelo uso “dos valores indevidamente apropriados do Bolsa Atleta”. O propósito das medidas cautelares cumpridas nesta sexta-feira é reunir mais provas sobre o funcionamento do esquema, bem como esclarecer o vínculo dos titulares das contas beneficiadas com os desvios do recursos públicos.

    Como as diligências ainda estão sendo cumpridas, o nome dos envolvidos não será revelado.

    • Publicações5799
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-df-e-pf-deflagram-operacao-havana-para-apurar-desvios-no-programa-bolsa-atleta/489430743

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)