Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Zelotes: em alegações finais, MPF/DF reforça pedido de condenação de denunciados no caso Bradesco

    Para Ministério Público Federal, oito pessoas devem ser condenadas por corrupção e ao pagamento de R$ 20 milhões de danos morais coletivos

    O Ministério Público Federal (MPF/DF) apresentou, nessa quarta-feira, 31 de janeiro, as alegações finais do caso do Banco Bradesco na Operação Zelotes. Na manifestação enviada à 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília, o procurador da República Frederico Paiva reforça o pedido de condenação por prática dos crimes de corrupção ativa e passiva de grupo - formado por empresários, advogados, servidores públicos e intermediários - que atuou na defesa de interesses da instituição financeira junto ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Ao todo, o MPF pede que oito pessoas sejam condenadas por corrupção e ao pagamento de R$ 20 milhões de danos morais coletivos.

    Consta do documento enviado ao juiz Vallisney de Souza Oliveira que as circunstâncias do caso são graves em relação a todos os envolvidos: “Foram fatos que comprovadamente perduraram de agosto de 2014 a 2015. Ou seja, vários meses de ligações, encontros, trocas de documentos, reflexões, prospecções e atitudes relacionadas ao crime".

    Assim como na denúncia, apresentada em julho de 2016, o MPF ressaltou a atuação corrupta dos envolvidos em três frentes: em Procedimento Administrativo Fiscal (PAF) específico instaurado contra o banco; em pedido de compensação sobre juros de capital próprio; e em pedido de revisão tributária. As irregularidades, segundo revelou o órgão ministerial, também ocorreram na Delegacia Especial de Instituições Financeiras, em São Paulo (Deinf/SP).

    No primeiro caso, o MPF pede a condenação de Luiz Carlos Angelotti, Domingos Figueiredo de Abreu, Jorge Victor Rodrigues, Mário Pagnozzi Júnior, José Teruji Tamazato e Jeferson Salazar por duas corrupções ativas com causa de aumento de pena. Por corrupção ativa, o Ministério Público requer que Lutero Fernandes do Nascimento seja condenado por corrupção passiva e Eduardo Cerqueira Leite por corrupção passiva e uma vez por corrupção ativa. A partir dos critérios de outras sentenças da Operação Zelotes, o MPF espera que cada condenação seja superior a oito anos.

    Já no segundo caso, em relação a Eduardo, Tamazato e Pagnozzi, o MPF solicita que sejam punidos por corrupção passiva; e Domingos Figueiredo Abreu e Luiz Carlos Angelotti, por corrupção ativa. Na última frente, o pedido é para que sejam condenados Eduardo, Tamazato e Pagnozzi pelo crime de corrução passiva de forma continuada, porque foram várias as insistentes ofertas (12 vezes) feitas ao longo de quase um ano.

    Papel dos envolvidos no esquema:Domingos Figueiredo de Abreu – dirigente do bancoLuiz Carlos Angelotti – dirigente do bancoJosé Teruji Tamazato – intermediário entre Banco Bradesco e Carf, parceiro de escritório com o qual o banco firmou contrato fictício de assessoria tributáriaMário Pagnozzi Júnior – intermediário entre Banco Bradesco e Carf, proprietário de escritório com o qual o banco firmou contrato fictício de assessoria tributáriaJorge Victor Rodrigues – intermediário entre Banco Bradesco e CarfJeferson Salazar – interlocutor entre a ponta brasiliense e a paulistaLutero Fernandes do Nascimento – ex-assessor do presidente do CarfEduardo Cerqueira Leite – auditor da receita federal que atuava na Deinf
    Clique para ter acesso à íntegra das alegações finais

    Saiba mais sobre a denúncia na matéria relacionada abaixo.

    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria da República no Distrito Federal
    (61) 3313-5460/5459
    prdf-ascom@mpf.mp.br
    twitter.com/mpf_df

    • Publicações5799
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/zelotes-em-alegacoes-finais-mpf-df-reforca-pedido-de-condenacao-de-denunciados-no-caso-bradesco/551778530

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)