Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    FT Greenfield aponta improbidade em aportes com recursos da Petros e do Postalis

    Displicência proposital por parte dos gestores gerou prejuízos milionários

    A Força-Tarefa Greenfield acionou na Justiça 12 pessoas por cometerem improbidade administrativa. Além deles, os bancos Santander, Finaxis, Trendbank e a corretora Planner responderão por prejuízo milionário provocado aos fundos de pensão Petros e Postalis. O caso refere-se a aportes realizados no Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Trendbank, nos quais foram verificados atos de gestão temerária, fraudulenta, desvio de recursos e a emissão de duplicatas simuladas. Os procuradores pedem mais de R$ 560 milhões, a título de ressarcimento. O valor equivale ao triplo dos danos causados no esquema.

    A FT constatou que o tipo de investimento escolhido pelos fundos de pensão foi extremamente arriscado, de difícil monitoramento, sem garantias e sem liquidez. A aplicação feriu as normas e políticas dos fundos e acarretou “incontroverso prejuízo aos planos de benefícios e a seus participantes”. Em poucos anos, os ativos se dissiparam quase integralmente.

    As manobras foram viabilizadas a partir da participação concorrente de diretores das instituições financeiras responsáveis pela administração – Finaxis, Planner – e pela custódia do Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) – o Santander. Adotaram-se condutas sistematicamente displicentes. Enquanto isso, a Trenbank Fomento, como gestora do fundo, acumulou funções que seriam de outros agentes, em notório conflito de interesses. Ela avaliou, selecionou, guardou e cobrou os direitos creditórios adquiridos pelo FIDC, permitindo, por exemplo, a aquisição de créditos cedidos por empresas fantasmas ou em recuperação judicial. O fundo servia “apenas como um meio para o desvio de recurso dos cotistas”.

    Na ação, a FT Greenfield destaca o significado de improbidade. Em linhas gerais, refere-se à desonestidade, falsidade, desonradez, corrupção. “Serve de adjetivo à conduta do agente público que culmina por desvirtuar o bom funcionamento da Administração Pública.” Os procuradores relatam a ocorrência dos três tipos previstos de improbidade: aquela que gera enriquecimento ilícito, prejuízo ao erário e que viola os princípios da Administração. Além do pagamento superior a meio bilhão, se condenados, os requeridos poderão perder as suas funções públicas, ter seus direitos políticos suspensos e serem proibidos de contratar com o poder público.

    Ação penal – Em abril deste ano, a Força-Tarefa apresentou denúncia sobre o esquema e responsabilizou penalmente os envolvidos pelos crimes.

    Rol dos requeridos:

    Adilson Florêncio da Costa;
    Alexej Predtechensky;
    Ricardo Oliveira Azevedo;
    Wagner Pinheiro de Oliveira;
    Luiz Carlos Fernandes Afonso;
    Newton Carneiro da Cunha;
    Maurício França Rubem;
    Marcelo Andreetto Perillo;
    Adolpho Julio da Silva Mello Neto;
    Edilberto Pereira;
    Carlos Arnaldo Borges de Souza;
    Marco Aurélio da Nóbrega;
    Trendbank S/A Fomento Mercantil;
    Banco Finaxis S.A.;
    Banco Santander (Brasil) S.A. e
    Planner Corretora de Valores S.A.














    Íntegra da ação

    • Publicações5799
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações275
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ft-greenfield-aponta-improbidade-em-aportes-com-recursos-da-petros-e-do-postalis/754818737

    Informações relacionadas

    Jus Vigilantibus
    Notíciashá 16 anos

    Sentença custava até R$ 20 milhões

    Ministério Público Federal
    Notíciashá 5 anos

    FT Greenfield denuncia 13 por crimes no FIDC Trendbank

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)